AS PERDAS EM NOSSAS VIDAS!
Todos nós crescemos assimilando uma verdade absoluta que “nesta vida nada é eterno”, tudo passa, e assim mesmo é o apego um dos maiores motivos de sofrimento e estresse. As perdas mais dolorosas são aquelas que envolvem um ente querido é uma sensação de que fomos roubados, que nos foi arrancado algo que nos pertencia, o sofrimento passa por etapas: O medo, revolta, culpa, depressão, isolamento e a raiva, não necessariamente nesta ordem, as reações acontecem de acordo com a capacidade de superação de cada um, às vezes surgem períodos de desinteresse por atividades diárias ou pode acontecer o contrário, mergulhar excessivamente no trabalho ou outras ocupações, num processo fuga, podem ocorrer síntomas físicos e também psicológicos devido a estresse profundo e isso pode resultar em algum tipo de doença.
É importante a percepção de que a dor é um processo normal durante uma perda, mas que mesmo sendo doloroso, triste, é certo que um dia, vamos nos separar! É inevitável!Outra percepção importante é compreender que o sofrimento não é prova de amor! Acredito que uma maneira de superar a dor, é buscar nas nossas memórias, momentos felizes, que vivenciamos com a(s) pessoa(s) que perdemos, lembrar também dos seus valores, dos seus ensinamentos, de tudo aquilo que dava sentido à sua vida.
E assim poderemos fazer uma verdadeira homenagem aqueles que se foram, lembrando e reverênciando a vida, demonstrando que realmente foram significativos em nossa caminhada, procurando levar adiante, dando continuação aos aprendizados que recebemos, demonstrando o amor que sentimos, valorizando o que realmente é importante.
É sempre bom percebermos que não estamos sozinhos nesse tipo de situação, que todo o ser humano tem algum tipo de experiência com a dor da perda, e que é preciso colocá-la no seu devido lugar, se agarrar a dor é egoísmo, não acho que precisamos desvalorizar ou mesmo torná-la banal, mas sim aceitarmos que o sofrimento faz parte da vida, e que ele nos traz sempre uma chance de crescimento, de evolução, são nesses momentos de crise e dificuldades que descobrimos em nosso interior forças que desconhecíamos, oportunidades de refletirmos sobre nossos valores, sobre o real siginificado da vida, valorizando o que realmente faz algum sentido e descartando o que é supérfluo, no que se refere a bens materiais e também aos sentimentos, e isso é uma grande possibilidade de transformação, buscando sermos mais ricos espiritualmente, dedicando nossos sentimentos a pessoas e situações reais e verdadeiras. Buscarmos ser um instrumento de paz, de serenidade, de amor ao próximo, certamente encontraremos pessoas que necessitam de nosso apoio, de um sorriso, de um abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Manifeste sua livre expressão!