Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR!

Nos dias atuais nossas crianças e adolescentes possuem uma infinidade de opções em termos de brinquedos e diversões, porém estas possibilidades que são advindos do capitalismo que possui um enfoque totalmente materialista não foi capaz de produzir um resultado almejado por todos: ou seja encontrar a tão sonhada e idealizada "felicidade".

Haja visto o número cada vez mais crescente de violência, e também de pessoas sofrendo de depressão, síndrome do pânico, e outras tantas dificuldades tanto dentro da área da psicologia como da psiquiatria.

A tecnologia cada vez mais avançada, e o grande número de ofertas no mercado, não substituem as brincadeiras que promovem o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do altruísmo, do humor, da convivência e até mesmo o desenvolvimento do respeito pelo outro.

O brincar favorece o desenvolvimento de vínculos afetivos, sociais positivos, componentes indispensáveis para uma boa convivência nos diversos grupos que fazemos parte em nosso cotidiano.

Talvez o principal papel das brincadeiras e dos jogos coletivos, seja o fato de poder proporcionar uma catarse, ou seja, uma liberação de emoções e sensações, que vão desde a raiva, por não ter conseguido vencer, a frustração de não ter sido escolhido primeiro, ou mesmo a explosão de alegria por ter conquistado uma vitória, ou ainda a sensação agradável de estar compartilhando momentos repletos de satisfação com pessoas queridas, aquelas brincadeiras sem grandes pretensões, a troca, a parceria, a divisão, tudo isto são grandes ensinamentos para a vida em sociedade.

Estas formas de expressão de sentimentos aliviam as tensões acumuladas, e favorecem o aprendizado do bom humor, esta capacidade que vai se desenvolvendo ao longo da existência , acaba possibilitando a tão falada "resiliência" que é maneira que cada um consegue elaborar e superar e depois se recuperar diante das adversidades impostas pela vida.

Todos os seres humanos estão sujeitos a dificuldades, e quando um indivíduo possui a capacidade de resolver situações adversas utilizando o humor, ou mesmo outras capacidades como a conciliação, empatia, a simpatia, e outros tantos recursos, todos estes mecanismos podem ser aprendidos através do simples ato de brincar.

O brincar permite aumentar a flexibilidade de pensamento, utilizar a tentativa e erro na obtenção de sucessos. Partilhar com outros a experiência, numa troca onde todos dão o melhor de si, é uma das maiores virtudes desta atividade que muitas vezes passa por algo insignificante e sem grande importância.

Então, não esqueça: Brinque sempre que for possível, use o bom humor, ria de você mesmo, todas as vezes que conseguir rir de alguma situação que um dia foi constrangedora, certamente é por que já deixou de ser algo constrangedor. Brinque com seus filhos, seus pais, seus amigos, seu namorido(a), mas também não esqueça de um detalhe muito importante:

A brincadeira só é realmente interessante quando as partes envolvidas estão em plena concordância. Sim, isto é importante, o contrário disto é algo que só favorece uma das partes, tipo brincar de jogar água em quem não está nem um pouco interessado em se molhar.

Mas fora este particular, que deve obviamente estar claro para todos os envolvidos. Brincar é sempre bom e agradável, e traz muitas vezes soluções bem humoradas para problemas que pareciam pesados.

Grande abraço a todos!

Maria Pohlod




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manifeste sua livre expressão!